Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
18/12/2023 16h00min - Turismo
2 meses atrás

Segmento de turismo do Paraná registra aumento de 12,7% em 2023

O estado fica atrás apenas de Minas Gerais, com um crescimento de 17,1%, e da Bahia, com 13,7%. A média nacional para o segmento turístico foi de 7,9% no mesmo período

Foto: Arquivo/AEN ► 
Fonte: Fonte Agência Brasil



O segmento de turismo do Paraná registrou um aumento de 12,7% em 2023, ficando como o terceiro melhor desempenho no Brasil, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O estado fica atrás apenas de Minas Gerais, com um crescimento de 17,1%, e da Bahia, com 13,7%. A média nacional para o segmento turístico foi de 7,9% no mesmo período. Na região Sul, Santa Catarina teve um crescimento de 7,1% e o Rio Grande do Sul de 3,5%.

O turismo no Paraná demonstrou um crescimento significativo em outubro de 2023, com uma expansão de 12,2% em relação a outubro de 2022, marcando a 31ª taxa positiva consecutiva em comparações mensais. O último declínio foi registrado em março de 2021, em comparação com março de 2020, devido ao início da pandemia de Covid-19. 

Nos últimos 12 meses, o estado alcançou a segunda melhor variação nacional, com um aumento de 12,9%, ficando atrás apenas de Minas Gerais (18,9%), enquanto a média nacional foi de 8,7%. 

Carlos Eduardo Oliveira, economista, destaca a importância do Paraná no cenário econômico, especialmente devido à presença de diversas montadoras no estado. Segundo ele, esta concentração de indústrias automotivas contribui significativamente para elevar o nível da prestação de serviços na região.

“E também teve uma questão que pode até surpreender, que foi a questão do turismo, a capital é uma das capitais mais visitadas do Brasil, tem algumas praias também relevantes e principalmente o complexo do Itaipu com as Cataratas, esse é um complexo de turismo muito utilizado no país”, avalia.

O economista aponta que a expectativa é que o setor de serviços, que representa 59% do PIB brasileiro, mantenha sua trajetória de crescimento. Este setor tem se destacado em todo o país, demonstrando uma relevância significativa para a economia nacional.

“O Paraná também vem sendo destaque a nível nacional do setor de serviços e a tendência é a manutenção desse crescimento entre o setor de serviços no país e com o Paraná sendo destaque dentro dessas áreas como turismo, transporte, prestação de serviços de transporte e tecnologia”, expõe.

Como um todo, o setor de serviços cresceu 11,7% no Paraná até outubro de 2023.  Este avanço posiciona o estado como o segundo maior em crescimento nacional, ficando atrás apenas do Mato Grosso, que teve um aumento de 16,9%. Durante o mesmo período, o crescimento do setor de serviços no Brasil foi de 3,1%. Na região Sul, Santa Catarina apresentou um aumento de 8,7%, enquanto o Rio Grande do Sul observou um crescimento de 5,9%.  



•  

Agência Brasil
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.