Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
22/08/2023 12h30min - Dourados
7 meses atrás

Saúde resolve falta de medicamentos e insumos na rede pública de Dourados


Foto divulgação: Prefeitura Municipal de Dourados ► 
Fonte: Fonte Grande FM



As instalações de armazenagem de insumos da Secretaria de Saúde de Dourados (Sems) agora refletem uma mudança significativa, pondo fim a um dos principais problemas da saúde pública nos anos anteriores: a falta de medicamentos e insumos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As prateleiras estão cheias, o ambiente é climatizado e os pedidos são atendidos conforme a demanda.

O trabalho para solucionar essa questão foi destacado após recorrentes denúncias e reclamações da população. O almoxarifado da Sems e a Central de Abastecimentos Farmacêutico (CAF) foram reformulados, adaptados e agora contam com nova pintura, forro no telhado e até mesmo uma área de quarentena para a conferência dos produtos antes de serem armazenados.

O secretário adjunto de saúde, Raphael Matos, explicou que essa transformação é resultado das diretrizes do prefeito Alan Guedes. Ele ressaltou que houve um grande esforço para suprir a falta de insumos e medicamentos na cidade. Atualmente, as entregas ocorrem diariamente nas UBSs da cidade e dos distritos, conforme a demanda.

A estrutura da CAF também foi aprimorada, oferecendo um ambiente inteiramente climatizado, geladeiras especiais, câmara fria e espaços seguros para medicamentos de uso controlado. Segundo o secretário, a disponibilidade de medicamentos melhorou substancialmente, com 90% da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) em estoque. A previsão é que o restante seja suprido nas próximas licitações.

Além disso, o atendimento odontológico também foi retomado, com materiais repostos nos postos de saúde. Apenas a gaze apresentou um problema de fornecimento, mas a situação está sendo corrigida. Com 11 farmácias públicas e um esforço contínuo, Dourados agora garante o acesso necessário aos medicamentos e insumos essenciais.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.