5 meses atrás
Saneamento básico: Brasil tem 75,3% da população sem receber água tratada
Ter um serviço de saneamento básico de qualidade é um direito essencial, mas aqueles que mais precisam têm menos acesso. Um levantamento da ABCON SINDCON revela que 75,3% das pessoas sem acesso à rede de água vivem com até um salário mínimo. Roberto Barbuti, presidente do Conselho de Administração da ABCON SINDCON, destaca a necessidade de uma reforma tributária que não aumente a carga sobre o setor, evitando repasses aos consumidores ou a redução de investimentos.
O Brasil ainda precisa melhorar a inclusão da população de baixa renda nos serviços de água e esgoto. De acordo com a pesquisa, 70% das famílias no Cadastro Único do Governo Federal têm renda per capita de até meio salário mínimo. Bia Nóbrega, do Instituto Viva Cidades, reconhece avanços na oferta de serviços de qualidade, mas ressalta que o esforço deve ser maior para alcançar a universalização até 2033.
O Marco Legal do Saneamento Básico, em vigor desde 2020, visa universalizar o saneamento até 2033, com metas de 99% de acesso à água e 90% à coleta e tratamento de esgoto. A pesquisa da ABCON, baseada na PNADC, mostra que 58% da população tem renda familiar por residente inferior ao salário mínimo.
*Com informações : Brasil 61
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.