Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
23/10/2023 13h00min - Educação
8 meses atrás

Sancionada lei que eleva salários de professores estaduais

Reajuste será aplicado já sobre vencimentos de outubro; lei traz escala de aumentos que se completa em 2032.

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Campo Grande News



A medida atinge todos os professores, incluindo convocados.  Para efetivos, que somam 20.146 professores, o reajuste representa 14,95%. Com isso, os professores começarão a carreira recebendo R$ 5,9 mil para carga de 20h semanais. O salário será R$ 11,9 mil para quem faz 40 horas, o primeiro na lista dos mais altos entre os Estados do Brasil. O texto aprovado pelos deputados e sancionado pelo governador traz onze tabelas diferentes de professores, como turnos de 12, 20 e 40 horas semanais para profissionais com nível superior, há ainda grupos de nível médio, que serão extintos com o tempo, e leigos.

Conforme a lei, o salário dos professores efetivos, que tem esse reajuste agora de 14,95%, integraliza 90% do piso para 20 horas. Nos próximos três anos, o índice será o mesmo aplicado para todos os demais servidores e há uma tabela com progressões que chega a 100% em 2032.

Os professores contratados tiveram 5% de aumento em maio, outros 10% serão aplicados agora, por meio de decreto, e outros 10% vêm em primeiro de janeiro.

Processo administrativo- O texto aprovado na Assembleia Legislativa e tornado lei também traz artigo que trata do processo administrativo para professores convocados que cometam falta grave ou gravíssima. Quem se encaixar nessa situação, terá a imediata revogação da convocação e retorno ao banco reserva da Secretaria de Educação e será alvo de processo administrativo para apurar os fatos, com contraditório e ampla defesa. 



•  

Campo Grande News
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.