Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
01/02/2024 15h00min - Geral
4 meses atrás

Saiba quem é James Baldwin, artista homenageado pelo Google nesta quinta-feira (1º)

Estadunidense é autor de obras que exploram a justiça social e os esforços de minorias para sobreviverem

Getty Images ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



O Google presta uma homenagem a James Baldwin nesta quinta-feira (1º), dia que marca o início da celebração anual do Mês da História Negra nos Estados Unidos.

Escritor e ativista de direitos civis, o estadunidense é lembrado por ser autor de trabalhos literários que exploram a justiça social e os esforços de minorias para sobreviverem, além de tópicos como raça, classe e sexualidade.

O doodle comemorativo, ilustrado pelo artista Jon Key, está disponível para usuários que acessam a plataforma para fazer pesquisas na internet.

Nascido em 2 de agosto de 1924, na cidade de Nova York, James cresceu no Harlem, onde ajudou a criar os oito irmãos. Na adolescência, seguiu a influência do padrasto e tornou-se ministro júnior de uma igreja local.

O primeiro contato com a literatura aconteceu no colégio, onde se envolveu na revista escolar e começou a publicar poemas, contos e peças de teatros.

Em 1944, aos 20 anos, a promessa dele como potencial escritor lhe rendeu uma bolsa de estudos. Porém, seu primeiro romance, “Go Tell It on the Mountain”, levou 12 anos para ser concluído. A obra é considerada um dos melhores romances da literatura inglesa do século XX.

Aos 24 anos, se mudou para a França, local que o ajudou a escrever de maneira mais livre e pessoal. O segundo romance foi lançado em 1956 com o título “Giovanni's Room”, um dos primeiros livros a retratar a caracterização da homossexualidade na cultura mainstream.

Em 1974, produziu "If Beale Street Could Talk", que foi posteriormente adaptada para um filme e venceu o Oscar em 2019. James Baldwin morreu no ano de 1987 em Saint-Paul de Vence.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.