Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
24/08/2023 13h00min - Ciência e Espaço
10 meses atrás

Rover da Índia começa a andar pela Lua após pouso histórico

A Índia fez história se tornando a quarta nação a pousar na Lua

Representação arte: Raymond Cassel - Shutterstock ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Após um pouso histórico na Lua, o rover Ch-3 começou seus trabalhos por lá nesta quinta-feira (24). Nas redes sociais, a Agência Espacial da Índia (ISRO) confirmou que o robô deixou o módulo e já está caminhando.

“O Ch-3 Rover desceu do Lander e a Índia deu um passeio na lua”, disse a ISRO em publicação no Twitter.

A caminhada começou pouco tempo após o pouso e o tempo é curto já que a bateria do rover deve durar apenas um dia lunar, ou seja: cerca de 14 dias terrestres.

“Mais do que fazer a movimentação na superfície, também faremos um exercício de planejamento de trajetória robótica que é muito importante para nós em futuras explorações”, disse Somanath à agência de notícias indiana ANI.

O poso da sonda Chandrayaan-3, da Índia, pousou com sucesso na Lua por volta das 9h34 (horário de Brasília) desta quarta-feira (23).  O momento da aterrissagem teve grandes expectativas visto que a missão Chandrayaan-2, antecessora da Chandrayaan-3, falhou ao tentar fazê-lo. 

O objetivo da Chandrayaan-3 que leva um módulo de pouso chamado Vikram e um pequeno rover de nome Pragyan, é explorar a superfície por um dia lunar, o que equivale a cerca de 14 dias terrestres.

Encerrado este prazo, acabam as baterias dos equipamentos, conforme se estabelece a longa noite no satélite natural na Terra.

O módulo de pouso, Vikram, tem cerca de 1,75 toneladas de massa, contando com os 26 kgs do rover Pragyan.

  



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.