3 anos atrás
Rolling Stone coloca Caetano, Gal e João Gilberto em sua lista de maiores vozes da história
Revista americana fez upgrade de seu ranking

Quase 15 anos depois de terem feito uma lista de "melhores cantores" de todos os tempos, a edição americanada Rolling Stone criou um novo ranking. Desta vez, eles escolheram 200 artistas, ao invés dos 100 vistos em 2008, o que abriu a possiblidade de inclusões. Aretha Franklin seguiu em primeiro lugar, mas essa foi das poucas coisas que se mantiveram inalteradas nessa década e meia.A maior mudança esteve na abertura para vozes de fora do eixo "EUA-Canadá-Inglaterra", incluindo aí a de três brasileiros.
João Gilberto (1931 - 2019) foi o melhor posicionado deles. A grande voz da bossa-nova apareceu no 81° posto, superando ícones como Michael Jackson e Johnny Cash.
Gal Costa, falecida no ano passado aos 77 anos, veio em seguida, no em 90° lugar, à frente de, entre outros, Bob Marley.
Em 108° está Caetano Veloso, superando Roger Daltrey, do The Who, Chet Baker e Axl Rose.
Descrito como "um mestre da sutileza cosmopolita", a RS dizque os sussurros de João Gilberto tinham o poder de transforamr qualquer canção em um encontro de amigos. Já Gal, é rewverenciada como uma espécie de "Rainha Midas", que transforma em ouro tudo o quer toca e a mais transcendental das voz feminina pós,bossa.Caetano é mostrado como o equivalente brasileiro de Bob Dylan, e também o nosso principal cantor e compositor. Para a revista, o baiano tem talento para cantar tanto de forma contida, como explosiva e isso é algo que o torna um artista diferenciado.
Fonte: Vagalume
•