Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
29/12/2023 09h00min - Geral
2 meses atrás

Rolha ou tampa de rosca: qual a melhor opção?


Pexels/Engin Akyurt ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A rolha e a tampa de rosca são ambas utilizadas para tampar garrafas de vinho e evitar a entrada excessiva de oxigênio, afetando o sabor da bebida. O debate sobre a qualidade das duas é recorrente, considerando questões ambientais e viabilidade dos produtos.

A rolha é produzida a partir da cortiça, um material esponjoso do sobreiro, com propriedades elásticas que facilitam o selamento das garrafas. No entanto, a produção de rolhas 100% naturais pode ser lenta e cara, levando à adoção de alternativas com aditivos de plástico ou restos granulados da produção da cortiça.

Já a tampa de rosca, feita de alumínio e polímeros, oferece praticidade, maior vedação e produção mais barata. No entanto, contém plástico de difícil reciclagem e nem sempre facilita a entrada de oxigênio na garrafa.

A escolha entre rolha e tampa de rosca depende das preferências individuais e considerações ambientais. A rolha 100% de cortiça é a melhor opção nesse sentido, mas caso não seja viável, é essencial descartar as tampas adequadamente em pontos de coleta especializados. Uma terceira alternativa é a tampa de vidro, que oferece menor impacto ambiental quando descartada corretamente.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.