Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
22/12/2025 18h30min - Esporte
9h atrás

Rodrigo Koxa surfa onda gigante em Nazaré e pode quebrar recorde mundial


Canva ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O surfista brasileiro Rodrigo Koxa voltou a chamar atenção no cenário mundial ao surfar uma onda gigante em Nazaré, em Portugal. A bomba foi enfrentada na última sexta-feira e pode entrar para a história como a maior já surfada, com estimativa entre 27 e 28 metros de altura.

Durante a descida da onda, Koxa relatou momentos de muito medo devido à força e à velocidade do mar. Apesar do risco extremo, ele conseguiu completar o percurso sem ferimentos e comemorou bastante ao perceber o tamanho e o impacto da onda que havia surfado.

Rodrigo Koxa já foi dono do recorde mundial entre 2017 e 2022, quando surfou uma onda de 24,38 metros no mesmo local. A marca foi superada em 2020 pelo alemão Sebastian Steudtner, com uma onda de 26,21 metros, também em Nazaré.

A nova tentativa de recorde contou com o apoio do piloto de jet ski Vitor Faria, responsável por posicionar Koxa na onda. Imagens preliminares analisadas por especialistas indicam que o paredão pode ultrapassar o recorde atual, o que aumentou a expectativa em torno da homologação.

Agora, o feito entra na fase de avaliação oficial. A responsabilidade pela validação do recorde voltou a ser do Guinness World Records e do Big Wave Challenge Group, após a WSL deixar essa função para focar em competições e eventos.

A medição de ondas gigantes é feita com base em imagens, já que elas quebram longe da costa. O principal critério é a comparação entre o tamanho da onda e o do surfista. No caso de Koxa, os cálculos indicam que a onda teria cerca de 17 vezes a sua altura, reforçando a possibilidade de um novo recorde mundial.



•