3 anos atrás
Robôs aceleram processos laboratoriais em melhoramento genético
Com a utilização dos equipamentos automatizados é possível analisar com precisão cerca de 30 mil amostras por dia

Cada vez mais a tecnologia está presente nas várias fases do melhoramento genético, a fim de embasar a tomada de decisões estratégicas por meio da padronização de processos e resultados de análises genéticas do DNA das plantas. Na Tropical Melhoramento & Genética, empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho, os robôs são responsáveis por diversas análises para o desenvolvimento das cultivares.
Segundo a coordenadora do laboratório de biotecnologia da companhia, Andressa Patera, “a automação auxilia bastante na geração de dados que apoiam a tomada de decisão em várias fases dos programas de melhoramento genético da TMG”, diz.
Além disso, esses equipamentos implementam a rastreabilidade dos processos, garantindo a confiabilidade dos dados gerados e assegurando o cumprimento dos objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade.
Com a utilização dos equipamentos automatizados é possível analisar com precisão cerca de 30 mil amostras por dia, número que seria impossível atingir apenas com a mão de obra humana.
Fonte: Agrolink
•