20h atrás
Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, é eleito o novo Papa

Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, é o novo Papa. O santo padre foi escolhido no segundo dia do Conclave. Ele definiu que será o Papa Leão XIV.
Os 133 cardeais chegaram em um consenso na tarde desta quinta-feira ( 8 ). A votação teve início por volta das 11h30 da manhã, e a fumaça branca saiu por volta de 18h08 no horário local (13h08 horário de Brasília).
Nas primeiras horas do dia, uma fumaça preta foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina, o que fez com que os cidadãos ficassem aflitos e ansiosos pela decisão.
O primeiro dia do conclave aconteceu após uma missa solene. Celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, a missa “Pro Eligendo Pontifice” foi realizada na Basílica de São Pedro às 10h (horário local, 5h de Brasília).
Na ocasião, reforçou o papel do próximo líder na promoção da unidade, ressaltando que “a unidade não significa uniformidade, mas uma comunhão sólida e profunda na diversidade, desde que se permaneça fiel ao Evangelho”. O cardeal citou ainda as palavras de João Paulo II ao lembrar que a visão do “Juízo Final”, de Michelangelo, na Capela Sistina, deve inspirar os eleitores sobre a magnitude da responsabilidade que têm em mãos.
Os dois conclaves anteriores, realizados em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. No entanto, outras votações levaram mais tempo, e a mais longa durou dois anos.
Nascido em 14 de setembro de 1955, Robert Francis Prevost, de 69 anos, é natural de Chicago, Illinois (EUA), e se tornou o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. Destaca-se por sua experiência internacional e por sua proximidade com o papa Francisco.
Atualmente, Prevost ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja, tornando-se uma figura central na administração de Francisco.
O cardeal escolheu o nome Leão XIV, que repete o gesto feito pela última vez em 1878, por Leão XIII, e o torna o quarto nome mais utilizado entre papas.
Com a escolha do nome, Prevost indica um papado enraizado na tradição católica, mas com atenção às questões sociais e contemporâneas. Fontes do Vaticano acreditam que a escolha reflete o desejo do novo papa de seguir promovendo justiça social e o diálogo com o mundo moderno, como fez Leão XIII em sua época.
Quem foi o Papa Francisco?
O conclave acontece após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, no dia 21 de abril.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 na Argentina, Jorge Mario Bergoglio era descendente de italianos. Ele foi o primeiro papa latino-americano da história e o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
Francisco foi o 266º papa da Igreja Católica, tendo sido eleito no conclave de 2013 depois que Bento XVI renunciou ao cargo por questões de saúde.
Durante toda sua carreira religiosa, foi adepto de um estilo de vida simples e marcado pelo comedimento, adepto de residências rústicas e do uso de transporte público quando vivia em Buenos Aires.
Em 2013, ao ser eleito papa, escolheu o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, simbolizando seu desejo por uma Igreja “simples e inclusiva”.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.