Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
22/10/2025 14h00min - Geral
10h atrás

Rio Paraguai em queda acelerada compromete transporte de minérios


Foto reprodução: Campo Grande News ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Rio Paraguai está recuando em média 4 centímetros por dia devido à falta de chuvas significativas no norte de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso. O nível já está abaixo de 1 metro em Ladário e começa a afetar o transporte de minérios feito a partir de Corumbá.

No começo de outubro, o rio estava em 1,79 metro na régua de Ladário. Nesta terça-feira, 21, amanheceu com 96 centímetros, uma queda de 83 centímetros em apenas 3 semanas. Em setembro, o recuo médio diário foi de 3,4 centímetros.

Sem a dragagem do Rio Paraguai, que ainda não obteve autorização do Ibama, o transporte opera a pleno vapor quando o nível está acima de 1,5 metro. Entre 1,5 metro e 1 metro, as barcaças descem com cerca de 70% da carga devido ao risco de encalhe. Abaixo de 1 metro, boa parte não consegue mais navegar.

A tendência é que o nível continue baixando, pois os rios em Cáceres e Cuiabá seguem praticamente inalterados, apesar do período de chuvas ter começado há 51 dias. O volume de chuvas das primeiras semanas de outubro não chega a um terço do previsto em praticamente toda a bacia pantaneira.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.