Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
23/09/2022 18h00min - Agricultura
3 anos atrás

Resíduos de tomate podem ter outro destino

Biofertilizante de tomate

Imagem divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Na agricultura os fertilizantes ou adubos são substâncias aplicadas no solo ou em tecidos vegetais para prover um ou mais nutrientes essenciais para o crescimento das plantas e melhorar a produção. Agora imagina criar um novo tipo de fertilizante, usando resíduos de tomate que certamente teriam o lixo como destino. 

Foi o que fez os pesquisadores da Universidade de Almería, na Espanha, eles desenvolveram um biofertilizante com restos de tomate em decomposição. O produto é mais barato e mais sustentável que os tradicionais. Os especialistas recomendam a aplicação de um tratamento térmico aos resíduos da colheita anterior, normalmente descartados em centros de gestão de resíduos, como explica em nota a Discover Foundation. 

De acordo com os cientistas o biofertilizante de tomate, tem os mesmos resultados dos fertilizantes industrias, além de ser menos poluente. Além disso, o produto pode ser usado cada sete meses. O aditivo orgânico é eficaz contra patógenos como fungos, bactérias e vírus. 

Fonte: Agrolink



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.