Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
04/07/2023 13h30min - Dourados
9 meses atrás

Representantes de Dourados participam da Conferência Nacional de Saúde em Brasília

Encontro promovido pelo Ministério da Saúde discute propostas de Políticas Públicas no setor para os próximos quatro anos

Foto: Vanderson Apurinã/CNS ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



Mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações participam, em Brasília (DF), da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), promovida pelo Ministério da Saúde. Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, o encontro tem objetivo de debater e construir conjuntamente as políticas públicas e propostas que irão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o SUS nos próximos anos.

A Prefeitura de Dourados participa da Conferência com o ouvidor do SUS, servidor público Jhonatan Willian Silva, e a coordenadora municipal de Políticas Públicas LGBTQIANP+, Cláudia Rosa de Assunpção Pompeu. Eles fazem parte do grupo de quatro delegados eleitos na Conferência Regional.

Na abertura, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lembrou que o Brasil é um país diverso e que precisa estar, dentro das diferenças, unidos pelo SUS e comemorou a realização da Conferência, como um marco na retomada das políticas públicas no setor. “É um fato histórico nós termos conseguido realizar essa 17ª conferência e termos colocado em pé e aperfeiçoado tantos programas, o Bolsa Família [em interface com o Farmácia Popular], o Mais Médicos, o Brasil Sorridente, o Programa Nacional de Imunizações”.

Propostas e Inclusão

Cláudia Assunpção está fazendo parte do grupo de trabalho do movimento trans na Conferência. “Nós estamos aqui para mostrar que existimos e mostrar a necessidade de implementação de políticas públicas na área de saúde para a população de mulheres e homens trans e travestis, não apenas da nossa cidade, mas de todo o Brasil”, explica.

Ouvidor do SUS, Jhonatan lembra da importância de se ter representantes de Dourados, que concentra ações de Saúde para usuários do Sistema de toda a região sul do Estado. “Estamos nos grupos de trabalhos discutindo propostas e diretrizes que serão implementados pelo SUS nos próximos quatro anos. Temos uma responsabilidade grande por sermos uma macrorregião que engloba 33 municípios e atenção primária e atenção especializada de Dourados merecem esse olhar e cuidado”, completa.

A primeira Conferência Nacional de Saúde foi realizada em 1941. Desde então, tornou-se o principal espaço nacional para discussão de políticas públicas e planejamento na área de saúde pública. Na 8ª edição, por exemplo, de 1985, foram discutidas e lançadas as diretrizes para a criação do SUS.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.