2h atrás
Relatório da ONU e Oxford aponta que a crise climática afeta 80% dos mais pobres
TV Cultura / UOL
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) e da universidade britânica de Oxford mostrou que a crise climática afeta 80% das pessoas que vivem na pobreza.
No Brasil, pesquisa recente comprovou que a desigualdade social, em São Paulo, se reflete na diferença de temperaturas.
A alta concentração de casas, baixa distribuição de árvores e asfalto por todos os lados: tudo isso dificulta e muito a vida de quem vive em Paraisópolis durante ondas de calor como a dos últimos dias. Esse desconforto, no entanto, é bem menor para quem mora no Morumbi, bairro vizinho.
É o que revela um estudo da Universidade Federal do ABC feito entre dezembro de 2024 a janeiro deste ano.
Os pesquisadores analisaram temperaturas de superfícies como telhados e ruas em diferentes regiões de São Paulo. Paraisópolis e Morumbi, por exemplo, registraram até 15ºC de diferença no verão. na comunidade, as temperaturas de superfícies bateram a marca de 45°C.
“Um bairro tem ventilação cruzada, as construções têm ventilação cruzada, por exemplo, o vento entra por uma janela e sai pela outra janela. Nas favelas, em geral, como as construções são muito adensadas, muito desconcentradas uma do lado da outra, a gente acaba perdendo essa ventilação cruzada. Isso impacta muito no conforto técnico das pessoas que moram ali naquele local”, explica o professor da UFABC.
•

