4h atrás
Regras que limitam antecipação do saque-aniversário do FGTS entram em vigor no sábado
A partir deste sábado (1º), entram em vigor as novas regras que limitam a antecipação do saque-aniversário do FGTS. Segundo o Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal, o sistema está sendo ajustado até a data, e até lá ainda valem as regras atuais.
Entre 2020 e 2025, foram movimentados R$ 236 bilhões em operações de antecipação do FGTS. Hoje, cerca de 42 milhões de trabalhadores têm saldo no fundo, e mais da metade — 21,5 milhões — optaram pelo saque-aniversário. Destes, aproximadamente 70% já fizeram antecipação do saldo com bancos.
Com as mudanças, nos primeiros 12 meses os trabalhadores só poderão antecipar até cinco parcelas. Após o período de transição, o limite será de três parcelas. Além disso, será permitido contratar esse tipo de crédito apenas uma vez por ano, o que acaba com as operações simultâneas.
Outro ponto é que os bancos só poderão liberar a antecipação 90 dias após o trabalhador aderir ao saque-aniversário, diferente do modelo atual, que permite liberação imediata — algo que, segundo o governo, ocorre em 26% dos casos.
•

