Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
02/12/2023 10h00min - Geral
3 meses atrás

Referendo na Venezuela sobre anexar território da Guiana pode agravar conflito na América do Sul


Imagem divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O governo da Venezuela vai realizar um referendo neste domingo para que a população do país diga se quer que o território de Essequibo, hoje da Guiana, seja incorporado à Venezuela.

 

Há mais de cem anos que a Venezuela e a Guiana disputam o território de Essequibo, uma área maior que a da Grécia e que, desde o fim do século 19, está sob controle da Guiana. A região representa 70% do atual território da Guiana e lá moram 125 mil pessoas.

 

Tanto a Guiana quanto a Venezuela afirmam ter direito sobre o território com base em documentos internacionais.

 

A Corte Internacional de Justiça decidiu nesta sexta-feira que a Venezuela não pode tentar anexar Essequibo e que isso vale para o referendo. A Guiana havia pedido para que a corte tomasse uma medida de emergência para interromper a votação na Venezuela.

 

Em abril, a Corte Internacional de Justiça afirmou que tem legitimidade para tomar as decisões sobre a disputa. Esse órgão é a corte mais alta da Organização das Nações Unidas (ONU) para resolver disputadas entre Estados, mas não tem como fazer suas determinações serem cumpridas.

 

A decisão final sobre quem é o dono de Essequiba ainda pode demorar anos.  



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.