Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/06/2025 16h00min - Música
2 dias atrás

Raul Seixas faria 80 anos: legado do ‘pai do rock brasileiro’ segue vivo e influente


Reprodução Agência Brasil / Acervo Discog ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Neste sábado (28), Raul Seixas completaria 80 anos, deixando para trás uma trajetória marcada por 17 álbuns e mais de 300 músicas em 26 anos de carreira. Considerado o pai do rock brasileiro, o artista baiano mesclou o ritmo do rock com o baião e as influências de Elvis Presley, criando um estilo musical único e provocador.

Ícone de gerações, Raul ficou conhecido por letras que desafiam padrões e exaltam a liberdade individual e a crítica social. Clássicos como Maluco Beleza, Metamorfose Ambulante, Ouro de Tolo e Sociedade Alternativa continuam sendo trilha sonora de quem busca autenticidade e rebeldia em forma de música.

Segundo o pesquisador Herom Vargas, o sucesso de Raul demorou a surgir. Sua primeira banda, os Panteras, surgiu ainda na época da Jovem Guarda. Rebatizados como Raulzito e os Panteras, o grupo lançou seu primeiro disco no Rio de Janeiro, iniciando ali a longa e tortuosa estrada rumo ao estrelato.

Na sequência, Raul trabalhou como produtor na CBS, até se envolver em um projeto experimental com outros três artistas, resultando no disco Sociedade da Grã Ordem Kavernista apresenta Sessão das 10 — pouco compreendido à época. A persistência, no entanto, o levou ao Festival Internacional da Canção em 1972, onde, apesar de não vencer, começou a ganhar visibilidade.

Foi apenas em 1973, com o disco Krig-ha, Bandolo!, que Raul finalmente conquistou o público nacional. Faixas como Mosca na Sopa e Rockixe consolidaram sua carreira e colocaram seu nome entre os grandes da música brasileira. A crítica e o público reconheceram ali o nascimento de um verdadeiro fenômeno.

Além da musicalidade, Raul explorava temas como misticismo, filosofia e contracultura, principalmente nas parcerias com Paulo Coelho e, mais tarde, Cláudio Roberto e Marcelo Nova. Seu repertório abordava o existencialismo com leveza e linguagem acessível, conectando-se com ouvintes das mais diversas origens.

Para Sylvio Passos, amigo e biógrafo do artista, Raul Seixas era um pensador popular que mergulhava em temas densos com olhar crítico e libertário. Nunca devoto de crenças esotéricas, se definia como anarquista e “metamorfose ambulante”, tornando-se uma das figuras mais singulares e atemporais da história musical do Brasil.

Atualmente o clássico Cowboy Fora-da-lei, de 1987, composto em parceria com Cláudio Roberto, aparece no topo do ranking, impulsionado pela popularidade renovada no TikTok, onde a canção virou trilha para vídeos nostálgicos, desafios e memes, aproximando Raul de novas gerações.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.