Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
23/09/2023 14h00min - Geral
10 meses atrás

Quebra de padrão: primavera de 2023 vai romper com tendências recentes

A estação representa uma das épocas mais cruciais para o cenário agrícola brasileiro

 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A primavera desempenha um papel crucial no cenário agrícola brasileiro, com destaque para a semeadura da safra de verão, a floração do café e o processo de vernalização das lavouras de clima temperado. 

Neste ano, a presença do El Niño resultará em uma primavera mais quente em todo o país, com possibilidade de acelerar o ciclo de crescimento das culturas. No entanto, há o risco de redução do potencial de produção devido a déficits de chuva e estresse térmico. As previsões indicam um período mais úmido no sul do Brasil e um volume de chuvas abaixo do usual na metade norte do país. As operações de semeadura em outubro devem ocorrer dentro da normalidade, mas com chuvas irregulares.

Os possíveis impactos na agricultura incluem variações significativas na quantidade de chuva na região MATOPIBA durante eventos de El Niño e La Niña. 

O Cerrado também registra diferenças na quantidade de chuva durante períodos de El Niño, enquanto o Sul do Brasil experimenta excesso de chuvas durante o El Niño e estiagem durante o La Niña. 

O Sudeste é influenciado pelo El Niño nas épocas de plantio e desenvolvimento da soja. No Sul, o El Niño beneficia culturas como soja e milho devido ao excesso de chuvas, enquanto o La Niña favorece a cultura do trigo devido à menor precipitação.

*com informações : AGROLINK



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.