Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
29/01/2024 14h00min - Educação
3 semanas atrás

Prouni 2024: inscrições começam nesta segunda (29); veja como participar

Resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro

Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade Para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (29).

Os candidatos devem se inscrever até a quinta-feira (1º) pelo portal, com uso do login gov.br com CPF e senha. Para isso, devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2023, obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

Também é necessário atender a um dos pontos abaixo:

Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;

Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;

Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;

Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;

Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro, enquanto o da segunda no dia 27. A manifestação de interesse na lista de espera deve ser feita entre 14 e 15 de março, enquanto o resultado sai no dia 18.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.

Como funciona?

O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso. Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.

Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial deles. Se quiser, pode mudar as escolhas, mas a última opção marcada antes do fim do período de inscrição é a que valerá.

Se estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao final do prazo de inscrição, constará como pré-selecionado, o que não o torna “dono da vaga”, mas indica que ela pode ser dele caso cumpra com as últimas etapas de seleção.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.