Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
26/10/2023 15h01min - Agronegócio
4 meses atrás

Propriedades atendidas pelo Senar/MS registram R$ 1,3 bi em renda bruta total

Balanço da Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte foi apresentado no Circuito Pecuário.

 ► 
Fonte: Fonte SENAR MS



Na manhã desta terça-feira (24), o auditório da Casa Rural ficou lotado para 3ª edição do Circuito Pecuário em 2023. O público pode conferir de perto os números da safra 22/23 obtidos nas propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte do Senar/MS. Ao todo, a ATeG atendeu uma área útil de mais de 536 mil hectares no estado, superando a marca de 730 mil animais no período. Com o trabalho aplicado, a renda bruta total foi de R$ 1,3 bi com 340 mil cabeças comercializadas.

“A Assistência Técnica ajuda o produtor a organizar a rotina da propriedade, no planejamento estratégico, definir os próximos passos, principalmente em relação à movimentação de rebanho, e auxilia o produtor a traçar planos de ações para serem executados”, explica Fabiano Pessatti, coordenador da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS.

Além dos resultados, foi possível observar também o perfil dos produtores atendidos pelos técnicos do Senar/MS.  Dentro da atividade pecuária, 38% trabalham das propriedades rurais trabalham com recria e engorda, 29% cria, 24% realizam o ciclo completo e 9% com a cria e recria. A apresentação foi realizada pelo supervisor da Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte, Custódio Carvalho.

“Mesmo diante desse ciclo desafiador, os produtores conseguiram manter rentabilidade através de melhorias de processos, e com isso, mitigando as ineficiências, conseguiram manter uma margem de rentabilidade na pecuária”, comenta Custódio.

O diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, esteve presente no evento e ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Senar/MS, juntamente com os técnicos e produtores rurais. “Nós continuamos entregando qualidade e quantidade de proteína animal. Isso mostra a nossa competência, junto ao produtor rural.”, afirmou Stella.

Além dos resultados apresentados, o Circuito Pecuário também teve o objetivo de trazer mais conhecimento para produtores rurais e profissionais do campo com o tema principal “Fique à frente: Estratégias e Tecnologias para a pecuária do futuro”. Durante o evento, palestras trouxeram para o público estratégias de comercialização, aumento de produtividade, ciclo pecuário, novas tecnologias, entre outros.

O palestrante Hyberville Neto comentou sobre impactos no cenário da bovinocultura de corte para a safra 2023/2024. O planejamento estratégico que define o futuro da propriedade foi assunto para Fabiano Pessatti. Já Gustavo Siqueira falou sobre as melhores estratégias para recria e terminação intensiva a pasto. No final, o coordenador do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS mediou um debate sobre os temas abordados e esclarecendo dúvidas dos presentes.



•  

SENAR MS
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.