Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
21/10/2023 12h00min - Geral
9 meses atrás

Projeto impulsionou a produção de leite-de-cana-de açúcar na Austrália

Leite de cana-de-açúcar pode se tornar uma alternativa vegetal popular ao leite convencional

Foto montagem: Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O leite de cana-de-açúcar é uma bebida vegetal, com características similares ao leite de vaca, que pode ser utilizada como uma alternativa ao produto de origem animal. Ele é derivado da cana-de-açúcar, melaço e outros subprodutos da cana.

A criação desse e de outros leites vegetais foi uma resposta à crescente demanda de bebidas vegetais e livres de lactose. 

E, embora não se saiba exatamente o que desencadeou a demanda por leites vegetais, especialistas acreditam que a expansão do mercado pode permanecer em ascensão. De fato, uma dessas alternativas, o leite de aveia, apresentou um aumento das vendas significato em 2020 nos Estados Unidos  durante a pandemia. 

No entanto, cientistas apostam que o leite de cana-de-açúcar pode se tornar um divisor de águas no setor alternativo vegano. 

Como é feito o leite de cana-de-açúcar? 

De acordo com o professor Mark Turner, especialista em microbiologia de alimentos da Universidade de Queensland, o leite de cana-de-açúcar deriva da cana-de-açúcar, melaço e outros subprodutos da cana. Esses componentes servem como alimentação para leveduras que, durante um processo de fermentação, criam proteínas “bioidênticas” às proteínas animais. 

O projeto que impulsionou a produção de leite-de-cana-de açúcar na Austrália ocorreu através de uma colaboração com o governo de Queensland e a empresa de fermentação da Ásia-Pacífico Cauldron. Segundo a CEO da empresa, Michele Stansfield, o produto é visto como um “produto complementar” da indústria de açúcar. 

“Não pretendemos substituir a cadeia alimentar, procuramos apenas complementá-la ou complementá-la no futuro”, comentou Michele Stansfield ao ABC News.

Possíveis benefícios 

Segundo Mark Turner, os benefícios do leite de cana-de-açúcar dependem da formulação final do produto. Assim como outras alternativas ao leite, muitos produtos industrializados são comercializados com adições de açúcar e outros compostos que podem comprometer os benefícios da matéria-prima da bebida. 

Entretanto, especialistas acreditam que as similaridades do produto com o leite de vaca podem proporcionar bons níveis de proteína aos consumidores. 

Por outro lado, muitos também possuem relações conflituosas com essa utilização da cana-de-açúcar devido ao papel do açúcar na alimentação. Porém, os responsáveis pelo projeto não mencionaram possíveis problemas de saúde associados ao consumo do produto. 

Desvantagens e impactos da cana-de-açúcar 

Embora o projeto tenha se iniciado na Austrália, as propriedades do leite de cana-de-açúcar podem inspirar outros produtores, desencadeando possíveis problemas ao meio ambiente. Isso se dá devido aos grandes impactos ambientais resultantes da indústria de açúcar, que podem ser avaliados através da história.

O Brasil é responsável pela segunda maior produção de cana-de-açúcar no mundo devido à sua introdução no século 15 por colonizadores europeus. Aqui, a sua plantação contribuiu para inúmeros impactos à fauna e flora locais, incluindo o desmatamento e modificações ao território brasileiro.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.