Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
20/03/2024 13h30min - Cidades
4 semanas atrás

Projeto de porto seco avança em Três Lagoas com parecer da Receita Federal


Foto reprodução: Prefeitura de Três Lagoas ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Um parecer técnico emitido pela Receita Federal fortalece a proposta de estabelecer um porto seco em Três Lagoas, um projeto que vem sendo estudado há sete anos. O estudo avaliou a viabilidade técnica e econômica de instalar uma Estação Aduaneira do Interior (Eadi), destinada a receber cargas importadas ou a serem exportadas.

Durante a análise, constatou-se uma movimentação financeira de US$ 2,517 bilhões entre 2018 e 2023. Segundo o Governo do Estado, isso representa aproximadamente 32,5% das importações realizadas em Mato Grosso do Sul. 

Apenas as exportações feitas entre 2018 e 2022 por empresas de comércio exterior sediadas em Três Lagoas e região totalizaram US$ 2,024 bilhões, equivalente a cerca de 4,6 milhões de toneladas, detalha um comunicado da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Jaime Verruck, secretário da Semadesc, destacou que o Estado possui volume suficiente para justificar economicamente a instalação do Porto Seco na Costa Leste. Ele enfatizou que o desenvolvimento logístico de Mato Grosso do Sul demandará um entroncamento rodoferroviário em Três Lagoas, impulsionando a viabilidade da própria ferrovia da Malha Oeste.

A próxima etapa agora cabe à Prefeitura de Três Lagoas, que deve repassar a área à Receita Federal para a abertura do processo licitatório do Porto Seco.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.