8 meses atrás
Profissionais da saúde cobram de Lula vacina atualizada contra a Covid
Um grupo composto por profissionais da saúde, pesquisadores e indivíduos afetados pela Covid de longa duração redigiu uma carta direcionada ao presidente Lula e à ministra da Saúde, Nísia Trindade, exigindo o início imediato da campanha de vacinação contra o coronavírus no Sistema Único de Saúde (SUS), porém com doses adaptadas para a variante XBB.
O grupo também solicita que sejam fornecidas "informações detalhadas e verídicas sobre o atraso no início da vacinação".
Na quinta-feira passada (18), o Ministério da Saúde anunciou que as doses atualizadas contra a variante estariam previstas para chegar na nesta semana.
De acordo com os membros do coletivo que pressionaram o governo, esta vacina "já está disponível para o público do Hemisfério Norte desde setembro de 2023, com a dose de reforço já liberada para a vacinação de idosos nos Estados Unidos desde fevereiro de 2024".
Além disso, o coletivo criticou a falta de "coleta de dados sobre pessoas que sofrem com sequelas pós-Covid" e expressou sua preocupação com a "narrativa" difundida de que o vírus não representa mais uma ameaça à saúde pública.
Eles alegam enfrentar uma escassez de dados que os impeça de avaliar com precisão a verdadeira disseminação do vírus e seu impacto na sociedade.
A ministra Nísia Trindade tem sido alvo de críticas devido à demora nas campanhas de vacinação tanto contra o coronavírus quanto contra a dengue. Após uma reportagem revelar a existência de um estoque de imunizantes contra a dengue prestes a vencer no final deste mês, o ministério se mobilizou para expandir a vacinação em certos municípios.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.