20h atrás
Produtos serão vendidos sem tributos em MS no Dia Livre de Impostos, em 29 de maio

No dia 29 de maio, será realizado o Dia Livre de Impostos (DLI) em Mato Grosso do Sul, promovido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-MS). A ação chama atenção para a alta carga tributária enfrentada pelo brasileiro.
A data marca simbolicamente o 149º dia do ano, número que representa o tempo médio que o cidadão precisa trabalhar apenas para pagar tributos. De acordo com a FCDL-MS, em 2025, são necessários 149 dias de trabalho para quitar impostos, taxas e contribuições cobrados pelos governos federal, estadual e municipal.
Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostram que, em 2024, os tributos consumiram 40,71% do rendimento médio anual do brasileiro, um aumento em relação a 2023, quando a carga foi de 40,27%.
Apesar de o número atual ser inferior aos registrados entre 2017 e 2019, quando chegou a 153 dias, a carga tributária brasileira ainda é considerada alta. O IBPT também aponta que o Brasil se aproxima de países desenvolvidos como Noruega e Bélgica, que exigem entre 155 e 162 dias de trabalho, porém com a diferença de que essas nações oferecem serviços públicos de melhor qualidade, o que não é percebido pela maioria dos brasileiros.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.