2 anos atrás
Produtividade do milho e as festividades do mês de junho
Você consegue imaginar as festas juninas sem milho?

Você consegue imaginar as festas juninas sem milho? Ou seja, sem bolo de fubá, canjica, pamonha, curau, pipoca. A verdade é que as festas só acontecem porque os agricultores seguem mantendo altos níveis de produtividade e disponibilidade do produto a todos os brasileiros.
Para se ter uma ideia do tamanho desta contribuição, somente na segunda safra que se encerrou agora maio foram produzidas 96.137,5 mil toneladas, pouco mais de 10 mil toneladas superior à obtida na safra 2021/22, tornando-a a maior da história, segundo o 8º Levantamento da Safra 22/23 realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Os números só avançam devido ao investimento em tecnologia e inovação, por ser um país tropical (quente e úmido), com mais de uma safra anual, o combate às pragas se torna um dos maiores desafios para os agricultores. A mais recente pesquisa de campo do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal) detectou aumento significativo, de 10,8% na incidência de percevejos no milho na safra 22/23 em comparação com a safra anterior
Esta conquista dos produtores rurais é resultado de muito investimento em tecnologia e inovação , por ser um país tropical (quente e úmido), com mais de uma safra anual, o combate às pragas se torna um dos maiores desafios para os agricultores.
A mais recente pesquisa de campo do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal) detectou aumento significativo, de 10,8% na incidência de percevejos no milho na safra 22/23 em comparação com a safra anterior.
Além de interferir na qualidade dos alimentos, uma quebra de safra por ataque de pragas pode levar ao aumento de preços dos produtos da festa junina, pois gera escassez e, até, desabastecimento. Um exemplo disso é o que ocorreu na Bahia, em que a área cultivada de milho sofreu uma redução de 33% devido ao aumento dos custos de produção, à baixa atratividade da comercialização e à forte presença da cigarrinha na última safra.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.