Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/11/2025 14h00min - Meio Ambiente
24min atrás

Produção de plástico no mundo deve mais que dobrar até 2060, alerta estudo


Canva ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



A produção global de plástico deve mais do que dobrar até 2060. A estimativa é de uma consultoria que alerta para os riscos que esse tipo de resíduo já representa para o meio ambiente. Hoje, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo.

Segundo levantamento feito por uma empresa especializada em soluções de gestão de resíduos, a produção de plástico no mundo deve chegar a 516 milhões de toneladas até o fim de 2025. Se esse ritmo continuar, até 2060, o número deve mais que dobrar, alcançando 1,2 bilhão de toneladas por ano.

E o cenário se agrava ainda mais, porque apenas 9% de todo o plástico produzido no planeta é reciclado de forma adequada.

No Brasil, um projeto de lei que estimula a economia circular do plástico está "parado" desde outubro de 2023 na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e não tem prazo para ser analisado. O texto prevê a eliminação de produtos plásticos de uso único, como canudos, talheres, copos e sacolas.

O projeto também cria incentivos fiscais para empresas que utilizarem resíduos de plástico, vidro, alumínio e papel na fabricação de novos produtos. Além disso, propõe isentar do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) as embalagens confeccionadas com materiais compostáveis. O texto aponta que a poluição causada pelo plástico faz o Brasil perder cerca de R$ 53 bilhões por ano.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.