Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
10/11/2025 14h00min - Economia
2 meses atrás

Produção de energia pelo agronegócio já representa um terço da geração nacional


Foto: Mairinco de Pauda / Semadesc  ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A produção de energia do agronegócio já representa um terço de toda a geração no País. É o que revela estudo do Observatório de Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas, que estima uma participação de 29% de energia proveniente do agro. Quando considerada apenas a parcela renovável da matriz, o porcentual de participação do agro alcança 60%.

Em Mato Grosso do Sul, a biomassa puxa a participação agrícola. O Estado ocupa a segunda posição no ranking nacional de produção de etanol de milho, a quarta na de etanol e é o quinto maior produtor de açúcar. Atualmente, são 22 usinas em operação no Estado, sendo 19 de cana e três dedicadas exclusivamente ao etanol de milho.

O Estado produziu 4,3 bilhões de litros de etanol na safra 2024/2025, destes, 37% derivados do milho. A projeção para o ciclo 2025/2026 é de 4,7 bilhões de litros, um aumento de 9,3%, com o milho respondendo por 42% da produção total.

A demanda das usinas tem incentivado os produtores a manterem ou ampliarem a área cultivada de milho na segunda safra, proporcionando maior segurança ao agricultor com estabilidade de preços.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.