Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/08/2024 16h00min - Meio Ambiente
3 semanas atrás

Produção de biometano pode descarbonizar frota pesada no Brasil


Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O setor de transporte no Brasil, amplamente dependente do diesel, pode se tornar mais sustentável nos próximos anos, impulsionado pelo aumento da produção de biometano. Durante a 30ª Fenasucro & Agrocana, foi projetado que a produção do biocombustível, atualmente em 1,6 milhão de metros cúbicos, poderá alcançar 7 milhões de metros cúbicos até 2029.

O Brasil possui um enorme potencial para produzir biometano, um combustível renovável que converte resíduos orgânicos em energia limpa. Segundo Patrícia Bassili, gerente de planejamento da Mitsui Gás e Energia do Brasil e conselheira da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), o setor de transporte é essencial para essa transição rumo à descarbonização.

Para atingir essa capacidade de produção, várias iniciativas estão sendo desenvolvidas, incluindo a expansão de plantas de biometano, consideradas fundamentais para o avanço da sustentabilidade no país. Este combustível oferece uma alternativa aos fósseis, reduzindo emissões de gases de efeito estufa e melhorando a gestão de resíduos.

Atualmente, 25 plantas de biometano aguardam autorização para iniciar operações no Brasil, demonstrando o crescente interesse e potencial deste mercado. As previsões indicam que o setor de biogás pode gerar cerca de 800 mil empregos, atrair investimentos de R$ 120 milhões e reduzir em até 640 milhões de toneladas as emissões de carbono.

São Paulo lidera esse movimento, sendo responsável por mais de 55% da produção de biometano a partir da cana-de-açúcar. O combustível já está sendo incorporado por algumas frotas pesadas e usinas de etanol, que buscam diminuir a pegada de carbono na cadeia produtiva, destacou Patrícia Bassili. Segundo ela, essas iniciativas não apenas promovem a sustentabilidade, mas também colocam os produtores na vanguarda da adoção de tecnologias limpas.

*fonte Agência Safras



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.