Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
18/12/2023 12h00min - Agronegócio
2 meses atrás

Produção cresce 80% e Mato Grosso do Sul produz 14 milhões de toneladas de milho


Foto reprodução: Canva ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Mato Grosso do Sul encerrou a safra 2022/2023 de milho com uma produção de 14,2 milhões de toneladas, cultivadas em 2,3 milhões de hectares, resultando em uma produtividade média ponderada de 100,6 sacas por hectare. 

Esse total representa um aumento expressivo de 81,3% em comparação com a safra anterior. Os cinco municípios com maior produtividade foram Alcinopólis, com 156,2 sacas por hectare; Chapadão do Sul e Costa Rica, ambos com 143,9 sacas por hectare; Figueirão, com 135 sacas por hectare; e Santa Rita do Pardo, com 132,2 sacas por hectare. Além desses, outros municípios, como Paranaíba, São Gabriel do Oeste, Coxim, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Paraíso das Águas, Cassilândia, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Douradina, Sonora, Rio Brilhante, Maracaju, Corumbá, Dourados, Laguna Carapã, Bandeirantes, Camapuã e Anastácio, também apresentaram produtividade acima da média estadual. 

As médias ponderadas por região foram de 128,6 sacas por hectare no norte (11% da área acompanhada), 100,1 sacas por hectare no centro (21% da área acompanhada) e 96,2 sacas por hectare no sul (68% da área acompanhada pelo projeto SIGA/MS). 

O presidente da Aprosoja/MS, Andre Dobashi, destacou que a cultura do milho deixou de ser considerada safrinha e tem apresentado resultados cada vez mais expressivos. Mesmo com o atraso no plantio devido à colheita tardia da soja, o ciclo do milho foi beneficiado por chuvas nos momentos cruciais, aliado à biotecnologia e manejo eficaz dos produtores, resultando em uma produtividade média significativa para o estado. 

Comparando com a safra anterior, a finalização do ciclo do milho da segunda safra 2022/2023 apresentou um acréscimo de três semanas. O histórico do Projeto SIGA/MS mostra um aumento de 49,8% na área plantada e 21,0% na produtividade em relação à segunda safra de 2012/2013.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.