1 mês atrás
Procon faz pesquisa de brinquedos para o Dia das Crianças
Procon divulgou nesta quinta-feira (10/10), pesquisa comparativa de preços de brinquedos para o Dia das Crianças, em Dourados. O levantamento tem o objetivo de oferecer uma referência de preço ao consumidor, por meio do menor e maior preço.
Foram visitados seis estabelecimentos comerciais localizados na área central e no shopping, entre os dias 4 a 7 de outubro, onde foram levantados os preços de bicicletas, bonecas/bonecos, jogos, bolas, entre outros brinquedos. Existem diversos fabricantes nesse segmento e cada um oferece ao consumidor vários tipos e modelos de brinquedos.
Dos 34 itens relacionados nesta pesquisa, 29 itens são comercializados em mais de dois dos estabelecimentos visitados.
De acordo com o diretor-presidente do Procon, Rozemar Matos, as variações e os preços constatados referem-se aos dias em que foi realizado o levantamento, portanto, os valores atuais podem ser diferentes. Os preços praticados pelo mercado estão sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.
“É interessante que o consumidor analise a tendência geral de preços praticados pelos estabelecimentos, já que eventualmente um mesmo local pode apresentar o preço mais caro para um item e para outros ter preços mais convidativos”, ressalta.
Outras recomendações do Procon ao escolher um brinquedo são: faça uma criteriosa pesquisa de preços, levando em consideração o custo-benefício do deslocamento e a qualidade do produto; considere a idade, o interesse e a habilidade da criança; verifique se o item traz informações adequadas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, origem, composição, preço e garantia; examine se na embalagem consta o selo de certificação Inmetro, que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas.
O selo deve apresentar a marca do Inmetro e a do organismo de certificação credenciado (IQB, Falcão Bauer, entre outros); apure se na embalagem constam ainda: descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço) ou do importador (caso o brinquedo seja importado), eventuais riscos que possam apresentar à criança, a faixa etária ou idade a que se destina e instruções de uso e de montagem.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.