Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
10/11/2025 09h00min - Educação
3h atrás

Primeiro dia do Enem 2025 tem 27% de abstenção e redação sobre envelhecimento no Brasil


Fernando Frazão/Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou abstenção de 27% dos inscritos, segundo balanço divulgado neste domingo (9) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep. O índice é ligeiramente superior ao de 2024, quando 26,6% dos candidatos faltaram à prova.

As provas foram aplicadas em 1.805 municípios e reuniram mais de 4,8 milhões de participantes. O exame teve 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, que abordou o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Professores consideraram o tema atual e destacaram a presença de textos mais curtos na prova.

Entre os inscritos, mais de 3 milhões foram isentos da taxa e cerca de 1,7 milhão pagaram para participar. O número total de participantes cresceu 11,2% em relação a 2024 e 38% em comparação a 2022. Nesta edição, mais de 98 mil candidatos fizeram o exame para obter a certificação do ensino médio, retomada pelo Inep.

As notas do Enem servem para ingresso em universidades brasileiras e estrangeiras, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. O exame também é aceito em instituições de ensino superior de Portugal conveniadas ao Inep.

A segunda etapa do Enem 2025 será aplicada no próximo domingo (16), com provas de matemática e ciências da natureza. O resultado final está previsto para 16 de janeiro de 2026.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.