um ano atrás
Primeira etapa da Fórmula 1-2024
Abrindo a temporada o Grande Prêmio do Bahrein será no sábado ( 9 ) de março

Chegou a hora! Nesta semana, os carros da Fórmula 1 voltam à pista para a primeira de 24 etapas da temporada 2024. Assim como nos dois últimos anos, o GP do Bahrein marca a abertura do campeonato, mas com uma diferença importante: a prova será realizada no sábado ( 9 ).
Os carros retornam ao Circuito do Sakhir menos de uma semana após a conclusão dos testes de pré-temporada. No geral, a sensação que ficou é que a Red Bull vem para mais um ano dominante, com Fernando Alonso achando que os rivais terão poucas chances de vencer GPs, enquanto a Ferrari é vista como a segunda força nesse começo de campeonato.
A razão pela qual a temporada de começa com duas corridas aos sábados é o Ramadã, que começa no domingo, 10 de março – dia em que o GP da Arábia Saudita deveria ser realizado. Por causa do início do Ramadã, esta corrida foi antecipada um dia para ser realizada na noite de sábado.
A razão pela qual a abertura da temporada no Bahrein também acontece uma semana antes, no sábado, tem a ver com as regras da F1, já que os regulamentos estipulam que deve haver pelo menos uma semana entre duas corridas. Isso forçou a abertura da temporada do Bahrein a ser antecipada um dia antes.
Por isso, toda a programação do GP do Bahrein foi adiantada em um dia, com os treinos livres acontecendo na quinta-feira e a classificação na sexta, antes da corrida no sábado.
Pela primeira vez em sua história, a F1 inicia uma temporada com o mesmo grid que encerrou o campeonato anterior, sem nenhuma alteração nas 20 vagas disponíveis.
A Fórmula 2 também inicia sua temporada com dois brasileiros no grid. Atual campeão da F3, Gabriel Bortoleto fará sua estreia correndo pela equipe Invicta Racing (ex-Virtuosi), enquanto Enzo Fittipaldi inicia seu terceiro ano completo na categoria defendendo a holandesa Van Amersfoort. Outro destaque do grid é o italiano Andrea Kimi Antonelli, da Prema, cotado para substituir Lewis Hamilton na Mercedes em 2025.
Sem brasileiros no grid, a Fórmula 3 também dá o pontapé inicial ao campeonato no Bahrein com uma lista de pilotos bastante renovada em relação a 2023, com a dupla da Prema, formada por Dino Beganovic e Gabriele Mini sendo os principais destaques.
*Fonte/matéria: Motorsport
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.