Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
04/10/2023 11h00min - Geral
5 meses atrás

Prêmio Nobel de Química em 2023 vai para cientistas que estudam nanopartículas

O principal feito dos químicos foi a descoberta e o desenvolvimento de pontos quânticos

Reprodução/Facebook Nobel Prize ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



Alexei Ekimov, Louis Brus e Moungi Bawendi receberam o Prêmio Nobel de Química em 2023 nesta quarta-feira ( 4 ). Os cientistas russo, estadunidense e francês, respectivamente, foram condecorados por conta de suas pesquisas a respeito de nanopartículas.

O principal feito dos químicos foi a descoberta e o desenvolvimento de pontos quânticos, que são partículas tão pequenas que suas propriedades são definidas pelo seu tamanho.

Esses componentes, por sua vez, podem integrar a nanotecnologia presente em televisores, lâmpadas e materiais utilizados por médicos cirurgiões.

Além do reconhecimento, a condecoração lhes rendeu aproximadamente R$ 5 milhões.

No início dos anos 1980, Ekimov conseguiu criar efeitos quânticos em vidro colorido. Com isso, ele mostrou que o tamanho das partículas afetava a cor do meio.

Pouco tempo depois, Brus conseguiu provar efeitos quânticos dependentes do tamanho em partículas flutuando livremente num fluido.

Já nos anos 1990, Bawendi revolucionou a produção química ao atingir partículas quase perfeitas.



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.