7 meses atrás
Prêmio Jabuti veta inteligência artificial
O Prêmio Jabuti, considerado o mais importante da literatura brasileira, divulgou as regras para a edição de 2024.
Uma das novidades é a rejeição de qualquer obra que tenha sido elaborada com ajuda de inteligência artificial. No ano passado, uma das concorrentes da categoria Ilustração foi desclassificada por uso de IA.
Também foram criados prêmios para poeta estreante e livros de saúde e bem-estar, educação e negócios.
A proibição à IA foi incluída no regulamento. O texto afirma que só podem ser inscritas na premiação obras que "não tenham utilizado recursos de inteligência artificial, com exceção dos casos cujo propósito seja de citação a título de exemplo, estudo, debate ou crítica".
Curador do prêmio, Hubert Alquéres disse que o veto à inteligência artificial se justifica pela ausência de regulamentação do uso da tecnologia no Brasil. No entanto, ele reforçou que obras que tratem do tema são bem-vindas.
As mudanças foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) nesta quinta-feira (25). A categoria “Escritor Estreante — Poesia” integra o eixo Inovação, que também engloba os troféus de Fomento à Leitura e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.