Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/09/2025 11h30min - Dourados
1 semana atrás

Prefeitura segue com vacinação antirrábica itinerante em setembro


Foto: A. Frota/Prefeitura Municipal de Dourados ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



A Prefeitura de Dourados, por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), segue com a campanha de vacinação antirrábica itinerante no mês de setembro em várias regiões da cidade. A ação é essencial para proteger animais e seres humanos contra a raiva, doença viral grave e letal. A mobilização acontece em conjunto com a campanha do Governo de Mato Grosso do Sul, realizada entre os meses de agosto e de novembro.

A campanha dá à população a oportunidade de proteger cães e gatos, em pontos diversos, estrategicamente definidos, no intuito de facilitar o acesso da vacina – veja a programação completa no final da matéria. Durante o mês de agosto, as equipes vacinaram 2.600 animais em toda a cidade, atestando o sucesso da ação ‘extramuro’ direcionada pelo prefeito Marçal Filho, com foco em prevenção em saúde.

A equipe do CCZ estará presente em mercados, mercearias, órgãos públicos, universidades e lojas diversas, em horários diferenciados. Vale destacar que além desta ação itinerante, durante todo o ano o CCZ disponibiliza gratuitamente a vacina antirrábica, no próprio Centro e, quando necessário, em visitas domiciliares.

RECOMENDAÇÕES

A imunização é destinada a cães e gatos a partir de 3 meses de idade. A vacina é segura e recomendada, mas, por precaução, deve ser adiada para animais que estejam doentes ou debilitados, apresentem febre, infecções, diarreia intensa ou estejam em tratamento com corticoides ou imunossupressores.

A vacinação anual é a forma mais eficaz de prevenir a raiva e interromper seu ciclo de transmissão. Além de preservar a saúde e o bem-estar dos animais, a imunização protege toda a comunidade, já que a doença é fatal e transmissível aos seres humanos.

Entre os dias 22 e 26 de setembro, a Prefeitura vai atender as Organizações Não Governamentais (Ongs) e protetores de animais. Para isso, será necessário estar cadastrado junto ao CCZ. Os responsáveis que ainda precisam fazer o cadastro devem entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Proteção ao Direito dos Animais. O endereço é Rua João Rosa Góes, 395 e o telefone é (67) 99238-0823. A vacinação será agendada.



•