Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
07/05/2024 12h00min - Dourados
1 mês atrás

Prefeitura realiza capacitação sobre Escuta Especializada de crianças e adolescentes


Assecom ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



A Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), realiza a Capacitação Escuta Especializada – Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes do Município de Dourados. A ação acontece em parceria com o Comcex (Comitê Municipal Enfrentamento à Violência Sexual), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Suas (Sistema Único de Assistência Social) e TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório da Coordenadoria Regional de educação.

Voltado para conselheiros tutelares e participantes das redes de proteção socioassistencial e intersetorial, durante especialização serão abordados temas que abrangem o acolhimento, bem-estar, direitos e proteção das crianças e adolescentes de Dourados.

O evento faz parte da programação da campanha Maio Laranja, de conscientização contra o abuso e à exploração sexual infantil no Brasil, que tem mobilização nacional no dia 18 de maio.

“Essa ação é uma iniciativa do Comcex, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente da Semas, e se faz cada vez mais importante. A violência e o abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes deixou de ser um tabu ou algo distante da realidade de muitos. Diariamente, tomamos conhecimento de casos ocorridos em todo o território nacional, independente da classe social, localidade, nível educacional, cor ou sexo”, destaca a secretária da Semas, Fabiana Baggio.

A Escuta Especializada e do Depoimento Especial, garantem o recebimento e o atendimento qualificado psicossocial e jurídico especializado, às crianças e adolescentes, sem julgamentos, interferências ou coações, servindo como intermediário entre o juiz e a vítima, resgatando informações pertinentes ao caso, ressaltando no atendimento humanizado que evita que a vítima reviva o ato violento sofrido ou testemunhado.

Este atendimento realizado por psicólogos, assistentes sociais, policiais e corpo jurídico prioriza a celeridade e idoneidade do processo investigativo, para solucionar o caso em questão.

SERVIÇOCapacitação: Escuta Especializada – Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes do Município de DouradosData: 6 a 10 de maioHorário: das 8h às 12h e das 13h às 17hLocal: auditório da Coordenadoria Regional de educaçãoEndereço: Av. Hayel Bon Faker, 5.470, Jd. Europa – Dourados-MS



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.