2 dias atrás
Prefeitura leva educação para o trânsito de forma lúdica aos alunos de 1 a 6 anos

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Educação Infantil, elaborou material de apoio para professores da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de trabalhar a educação para o trânsito de forma lúdica e adequada a crianças de 1 a 6 anos. A iniciativa coincide com o início da Semana Nacional do Trânsito e serve como apoio para os professores trabalharem o tema de forma lúdica. “A determinação do prefeito Marçal Filho é para que a Secretaria Municipal de Educação inove e ofereça ferramentas didáticas aos alunos desde a primeira infância”, explica Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação.
Ele ressalta que o conteúdo didático foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação Infantil para introduzir noções de segurança, respeito e responsabilidade desde a primeira infância, utilizando linguagem acessível e atividades contextualizadas. A abordagem busca transformar o tema – presente no cotidiano das crianças – em instrumento de formação cidadã. “É muito melhor educar para o trânsito ainda nessa fase do aprendizado, quando os alunos assimilam os ensinamentos que levam para a vida”, ressalta o secretário de Educação.
Para Nilson Francisco da Silva, a iniciativa vai além do trânsito. “Ensinar as crianças a respeitar os sinais e a compreender as regras básicas é, antes de tudo, um investimento direto no futuro”, afirmou. Ele destaca que o projeto visa à formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, promovendo uma cultura de paz e contribuindo decisivamente para a redução de acidentes.
Em Dourados, cidade em crescimento acelerado, a aposta na educação para o trânsito desde a infância é estratégia para fomentar cultura de respeito e segurança viária. “Com essa proposta do Núcleo de Educação Infantil estamos construindo um trânsito humanizado e mesmo sabendo que esse processo é longo, estamos felizes por darmos os primeiros passos nessa direção”, finaliza Nilson Francisco da Silva.
•