Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
20/12/2023 08h30min - Dourados
6 meses atrás

Prefeitura inicia programa de habitação para regularizar títulos de famílias de baixa renda

Inédito no Estado, o Programa Lar Legal MS é uma parceria com o TJMS e vai regularizar mais de 1.200 famílias em Dourados

Foto: Rodrigo Pirola/Assecom ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



Dourados deu um importante passo na regularização da habitação e será exemplo para todo o Mato Grosso do Sul com o projeto Lar Legal MS, que teve a ordem de serviço assinada na manhã da segunda-feira (18) pelo prefeito Alan Guedes e representantes do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). No primeiro momento o programa vai contemplar mais de 1.200 famílias que vão ter os títulos de suas propriedades regularizadas.

Inédito no Estado, o programa Lar Legal MS é fruto da parceria entre prefeitura e TJMS e tem como meta levar para famílias de baixa renda a regularização de suas propriedades de forma rápida, simplificada e sem burocracia.

O desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva explica que na logística do programa a prefeitura localiza uma área consolidada, que são as famílias de baixa renda com situação irregular. Em seguida, envia a equipe de engenharia para fazer o mapeamento e o memorial de escritura, que serão entregues para a procuradoria jurídica, que leva a uma deferência especial.

“Dourados passa a ser a referência para todo Estado. Hoje vários municípios têm tentado fazer com sua própria equipe, mas é muito difícil localizar e regularizar com essa equipe uma população com cerca de 6 mil famílias. Então se contrata uma equipe credenciada pelo TJ, para fazer esse trabalho de localização das famílias e gerenciamento da documentação. Foi isso que Dourados fez e agora a cidade é exemplo para o Estado, vamos levar isso para todos os municípios”, completa.

Ele ressalta que a escritura será feita em nome da esposa/mãe da família, com exceção dos casos onde o responsável do evento seja um homem viúvo.

De acordo com o prefeito Alan Guedes, os títulos devem ser entregues nos próximos meses e somado ao trabalho já realizado no município, mais de 5 mil famílias terão suas propriedades regularizadas rapidamente e sem burocracia.

“O Reurb já permitiu que avançássemos muito na regularização fundiária. Nesses três anos entregamos mais de 1200 títulos e estamos na iminência de entregar mais 1.900, faltando apenas a parte de registro em cartório. Tudo isso somado aos 1.200 títulos do Lar Legal, vamos chegar em mais de mais de 5 mil famílias com títulos de sua propriedade regularizados em Dourados”, afirma.

Os títulos do Lar Legal devem ser entregues até o fim do mês de março de 2024. Para saber mais informações basta entrar Agehab (A Agência Municipal de Habitação de Interesse Social) nos telefones 0800 999 2060 e (67) 3411-7745, ou ainda com o Tribunal de Justiça no (67) 3314-1322.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.