Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
30/05/2024 11h00min - Dourados
2 meses atrás

Prefeitura inicia instalação de nova iluminação de LED


Assecom ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



A Prefeitura de Dourados, através da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), deu início nesta quarta-feira (29/5) a substituição das lâmpadas públicas pela nova iluminação LED. A ação teve início logo após a assinatura da ordem de serviço realizada pelo Prefeito, Alan Guedes, e o secretário, Marcio Antônio do Nascimento.

A ação de modernização representa mais eficiência no serviço, além de maior segurança, economia e sustentabilidade para a cidade. Ao todo devem ser atualizados mais de 14 mil pontos estratégicos, onde as atuais lâmpadas convencionais de vapor de sódio e vapor metálico serão substituídas pelas novas de LED.

“Eu acredito que quem semeia coisas boas também colhe coisas boas na hora certa. Quando iniciamos a gestão, pegamos Dourados sem iluminação pública. De lá pra cá tivemos muito trabalho, estudo e negociação para chegarmos nesse ponto tão importante onde vamos modernizar a iluminação pública de Dourados. Com as luminárias de LED teremos uma economia no consumo de energia de, no mínimo, 50%, além de mais segurança no trânsito e para a população e uma cidade muito mais bonita”, ressalta o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

O projeto contempla implantação de luminárias LED nas vias públicas de maior circulação, bem como locais de grande necessidade, como nas proximidades de escolas e postos de saúde, prédios públicos e rotas de transporte público, dentre outros. Além disso, todas as praças e parques, tornando esses espaços 100% LED, incluindo nos distritos. Contempla também a expansão da rede de iluminação em novas obras e avenidas que não possuem iluminação pública.

As trocas foram iniciadas logo após a assinatura da ordem de serviço, começando pela ciclovia da Avenida Guaicurus. Nesse primeiro momento, além do trecho da Guaicurus, será renovada a iluminação nas ruas Ponta Porã, Monte Alegre e trecho da Hayel Bon Faker.

“Esse é um feito histórico para Dourados, fruto de muito trabalho não só da Semsur, mas de diversas secretarias. A atual administração municipal, literalmente, tirou Dourados do escuro! Hoje nosso serviço de troca de lâmpadas funciona em até 48 horas e muitas vezes no mesmo dia da solicitação. Nossos servidores não tem medido esforços para atender a população, que agora tem um ganho a mais, com essa nova iluminação”, afirma o secretário da Semsur, Marcio Antônio do Nascimento.

As luminárias LED são livres de metais pesados, composta por materiais recicláveis e tem vida útil prolongada, diminuindo a necessidade de descarte. De acordo com Neilton José Barbosa, engenheiro eletricista da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), esse novo contrato dá sequência ao trabalho de modernização da iluminação em espaços públicos iniciado em março do ano passado. Já foram beneficiados locais como o Parque dos Ipês, Parque Rego D’Água, Canaã III, Ceper do 3º Plano, Parque Alvorada, Parque Arnulpho Fioravante, entre outros. No total, foram implantados quase 1000 refletores LED em praças, parques e centros esportivos. Até o momento foram atendidas 25 praças, incluindo distritos, 42 quadras esportivas, sete pistas de caminhada e 17 campos de futebol.

“O trabalho já feito agora é estendido às vias públicas, como as principais avenidas e ruas do centro e bairros de Dourados. Além da economia e facilidade na manutenção, vamos poder atender locais que eram desprovidos de iluminação pública que assim poderão ser utilizados no período noturno”, conclui.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.