4 semanas atrás
Prefeitura economiza mais de R$ 122 mil com serviços prestados pelo Aprova Digital

A Prefeitura de Dourados implantou há 30 dias o sistema Aprova Digital, que já resultou na criação de 618 processos diretamente no formato digital. A medida trouxe agilidade para servidores e contribuintes, além de gerar uma economia de R$ 122.592,66 aos cofres públicos.
Com a digitalização e automação das análises, foram liberadas 824 horas de trabalho dos servidores, que agora podem se dedicar a tarefas mais estratégicas. Para os cidadãos, o impacto também é relevante: mais de 400 horas de deslocamento foram poupadas, já que todo o processo pode ser feito pela internet.
A adoção da plataforma evitou a impressão de 123.600 folhas de papel, preservando 12 árvores e liberando 10 m² de espaço físico antes ocupado por arquivos. Também houve redução de 927 quilos na emissão de gás carbônico e economia de 1 milhão de litros de água, contribuindo diretamente para a preservação ambiental.
O Aprova Digital substitui trâmites manuais por procedimentos online com apoio de inteligência artificial, o que permite reduzir pela metade o tempo de conclusão de serviços como aprovação de projetos e emissão de Habite-se.
Nesta primeira etapa, estão disponíveis 21 serviços digitais pela Secretaria de Planejamento e 23 pelo Instituto Municipal de Meio Ambiente. Entre eles estão aprovação de obras, licenciamento ambiental, doação de mudas, estudos de impacto e autorizações diversas.
O secretário municipal de Planejamento e diretor-presidente do Imam, Fábio Luís, destacou que a iniciativa faz parte da estratégia de modernização da gestão pública solicitada pelo prefeito Marçal Filho. Segundo ele, o sistema traz ganhos para todos: mais comodidade para o cidadão, mais tempo para os servidores e economia de recursos para a cidade.
Para utilizar o sistema é preciso acessar o site e fazer o cadastro gratuito em https://dourados.aprova.com.br/home. Em caso de dúvidas na utilização, o usuário deve recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.
*Fonte: Prefeitura Municipal de Dourados
•