Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
24/06/2023 08h15min - Dourados
9 meses atrás

Prefeitura e UFGD lançam projeto “Dias de Museu e Ensino de História”

Acordo de cooperação técnica prevê parceria até 2025 para projeto de pesquisa, ensino e extensão

Arte: UFGD ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



A Prefeitura de Dourados, por meio da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) fazem, neste sábado (24), às 9h, lançamento de acordo de cooperação técnica incluído no Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão “Dias de Museu e Ensino de História”. O evento acontece no Museu de Dourados, localizado no anexo superior do Terminal Rodoviário Municipal Renato Lemes Soares.

O projeto é coordenado pelos professores Adriana Aparecida Pinto e Losandro Antônio Tedeschi e a parceria terá vigência até março de 2025. Neste período, diversas atividades estão previstas para serem desenvolvidas como o levantamento, inventário, organização e catalogação de documentação e peças disponíveis no acervo do espaço do Museu; acompanhamento e observação da equipe da UFGD  semanalmente junto ao Museu, no auxílio às servidoras no atendimento ao público que tem interesse em conhecer o espaço; formação inicial e continuada à comunidade universitária e civil, em relação às possibilidades de atuação em espaços museais; e o apoio na organização e agendamento de visitas guiadas de instituições educativas e escolares no Museu.

Segundo Adriana, o projeto tem objetivo de contribuir com a formação de futuros professores que fazem licenciatura em História na UFGD, além de levar essas informações aos professores que já atuam nas escolas públicas e particulares de Dourados. “Apresentar possibilidades e potencialidades de trabalhos com museus, acervos, bibliotecas, espaços com documentos que guardam a história da cidade, dos bairros. Estávamos há mais de quatro anos tentando viabilizar essa parceria e conseguimos agora nesta gestão com o apoio do secretário de Cultura Francisco Chamorro que não mediu esforços para nos ouvir e mediar as nossas expectativas. 

Para o projeto, são dois grupos de trabalho com 15 estudantes bolsistas cada que vão cumprir uma agenda de trabalho de atividades de extensão. “Inicialmente, como o museu não tem um espaço definido para abrigar o seu acervo, vamos começar com o trabalho de organização documental no segundo semestre. Tem uma parte rica no museu de documentos que precisa de higienização, catalogação e organização e vamos começar com essas atividades”, completa a professora.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.