Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
24/11/2023 20h00min - Cidades
3 meses atrás

Prefeitura de Gramado decreta estado de calamidade por rachaduras no solo e queda de prédio

Prefeito Nestor Tissot (PP) diz que mais de 500 pessoas precisaram deixar a cidade para se abrigarem em um lugar seguro

Reprodução: X / @metsul ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



A prefeitura de Gramado, cidade turística do Rio Grande do Sul, decretou na manhã desta sexta-feira (24) estado de calamidade devido as rachaduras que estão aparecendo no solo. O problema no asfalto causou o desabamento de um prédio na bairro de Três Pinheiros na última quinta (23).

Em pronunciamento, o prefeito Nestor Tissot (PP) contou que mais de 500 pessoas precisaram sair da cidade, principalmente do bairro onde o prédio desabou.

"(Quantidade de) água nunca vista, principalmente no bairro Três Pinheiros. A água foi o fenômeno que ocasionou todos esses deslizamentos. Muita quantidade de chuva durante o ano acumulada no solo. Chegou um momento em que ela disse 'vou ter que sair, estão me prendendo aqui o ano inteiro' e começou a sair. Junto com ela está vindo o desabamento, as rachaduras", explicou o prefeito em entrevista coletiva.

Segundo a prefeitura, não houve registro de feridos por conta do desabamento. No último domingo (19), todo os moradores já tinham deixado o local. O Corpo de Bombeiros informou que o local segue interditado e isolado, pois há instabilidade no solo.

As rachaduras estão aparecendo desde a última quarta-feira (22). Além do bairro Três Pinheiros, as regiões de Planalto, Perimental e Ladeira das Azaleias também sofreram com problemas no solo.

O Serviço Geológico do Brasil avaliou a situação em todos os bairros e irá elaborar um relatório para direcionar a resolução do problema.

A prefeitura de Gramado ressalta que "a instabilidade do solo segue, e o episódio do colapso é apenas uma das situações de risco".



•  

TV Cultura / UOL
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.