9 meses atrás
Prazo determinado por lei para filiação partidária termina neste sábado
A filiação a uma agremiação partidária e o domicílio eleitoral são alguns dos requisitos previstos na Constituição Federal para que a pessoa seja elegível
O prazo legal para filiação partidária encerra-se neste sábado ( 6 ) para aqueles que aspiram concorrer a cargos de vereador ou prefeito nas Eleições Municipais de 2024.
Para se habilitar a disputar os cargos municipais, é imprescindível estar filiado a um partido político até seis meses antes da data do pleito, agendada para 6 de outubro.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), é vital que os interessados possam concorrer na circunscrição eleitoral na qual são eleitores.
Além disso, outros requisitos como a nacionalidade brasileira, o alistamento eleitoral e o pleno exercício dos direitos políticos devem estar em dia.
Conforme estipulado pela Constituição Federal (artigo 14), é necessário cumprir a idade mínima e outros requisitos para concorrer a cargos eletivos. Vale ressaltar que a legislação brasileira não permite candidatura avulsa, sendo obrigatória a vinculação do candidato a um partido político.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.