Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
10/11/2023 14h00min - Geral
8 meses atrás

Povos Indígenas: Proposta da UFGD é aprovada em Brasília.


Fonte: Fonte Grande FM



A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) oferecerá, no início do ano que vem, 200 vagas para o curso de especialização em Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção aos Povos Indígenas. 

A especialização terá como público-alvo os operadores do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) de todo país, entre eles policiais militares e civis, brigadistas, bombeiros, peritos da Segurança Pública e guardas municipais.

A proposta foi aprovada pela seleção pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e lançada como uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI 2). 

O lançamento do PRONASCI 2 foi realizado em Brasília, na última terça-feira (07/11), com uma aula magna proferida pelo ministro Flávio Dino. Na oportunidade, a UFGD foi representada pela autora da proposta da especialização e professora da Faculdade de Educação, Cláudia Cristina Ferreira Carvalho.

Para a professora Cláudia Carvalho, desenvolver uma especialização com esse foco é relevante diante da constatação dos inúmeros casos de violência e violação praticados contra os territórios e direitos humanos dos povos indígenas. 

O curso buscará oportunizar aos agentes de segurança pública o questionamento e a reflexão de estudos e pesquisas sobre os problemas conjunturais vinculados aos crimes ambientais, a violência difusa praticados contra as populações indígenas e seus territórios (material e imaterial), tanto local, regional como nacional e internacional (no arco fronteiriço), de modo a contribuir para a eficiência e eficácia na formulação de novas práticas de intervenção e construção de uma política de segurança pública de proteção pautada no respeito aos direitos humanos e no Estado de Direito.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.