1 mês atrás
Ponte na Rota Bioceânica pode ser concedida ao setor privado.
O governo inicia em dezembro um projeto para conceder ao setor privado todas as 12 pontes que ligam o Brasil a outros países. Entre elas está uma ponte localizada em Mato Grosso do Sul, parte da Rota Bioceânica, que será incluída no pacote de concessões.
A ponte na BR-267, que conecta Porto Murtinho a Carmelo Peralta (Paraguai), está prevista para ser concluída em 2026, mas poderá ser inaugurada já sob administração privada. O Executivo federal considera a iniciativa inovadora, prevendo aumento de eficiência e redução no tempo de despacho de cargas nas fronteiras.
Além disso, o Ministério dos Transportes estima uma economia com custo de manutenção de R$ 1 bilhão ao longo dos 30 anos dos contratos. O projeto busca replicar esse modelo em outras pontes binacionais estratégicas para o comércio exterior entre o Brasil e seus vizinhos. No primeiro semestre, será leiloada a ponte de Uruguaiana, que liga o município gaúcho à cidade de Paso de Los Libres, na Argentina.
Outras concessões previstas incluem as pontes da Amizade e da Fraternidade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai.
Reportagem do jornal O Globo, publicada na segunda-feira, apontou que o governo pretende conceder um total de 12 pontes que ligam o Brasil a outros países.
“Com as concessões, vamos ampliar a qualidade da obra, melhorar o desembaraço alfandegário, aumentando as transações”, disse a secretária nacional de Transportes Rodoviários, Viviane Esse. “Já temos acordos com os países que nos permitem fazer essas licitações”.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.