Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
04/01/2024 17h00min - Meio Ambiente
2 meses atrás

Plástico reciclado possui quantidade alarmante de compostos extremamente tóxicos


Fonte: Fonte Grande FM



Um estudo recente liderado pela Universidade de Gotemburgo desafiou a viabilidade do uso de plásticos reciclados, revelando a presença de centenas de compostos potencialmente nocivos. Os pellets de plástico reciclados, provenientes de 13 países, foram submetidos a uma análise química que identificou uma diversidade impressionante de compostos, muitos considerados altamente tóxicos.

Os pesquisadores quantificaram 491 compostos orgânicos e questionaram a adequação dos plásticos reciclados para a maioria dos usos, argumentando que não contribuem para um ciclo de vida circular do material. A falta de programas de monitoramento e regulamentação internacional para os produtos químicos presentes nos plásticos reciclados foi destacada como uma lacuna crítica.

A presença desses produtos químicos perigosos apresenta riscos para trabalhadores, consumidores, sociedade e meio ambiente, exigindo a eliminação urgente de aditivos químicos conhecidos por causar danos à saúde humana e ao meio ambiente, bem como a identificação e limitação de substâncias adicionadas não intencionalmente.

Diante dessas descobertas, a equipe de pesquisa destaca a necessidade premente de regulamentações que especifiquem os setores nos quais os plásticos reciclados podem ser utilizados ou não, especialmente em produtos como brinquedos e embalagens de alimentos. Essa medida visa proteger não apenas a saúde humana, mas também a integridade ambiental, reforçando a chamada por uma abordagem mais criteriosa e responsável em relação ao uso de plásticos reciclados.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.