Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
23/12/2024 14h00min - Tecnologia
1 mês atrás

Planta de energia de fusão pode transformar o setor energético global


Imagem: Commonwealth Fusion Systems / Divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A empresa americana Commonwealth Fusion Systems (CFS) anunciou planos para construir a primeira usina de energia de fusão nuclear em escala global, que ficará perto de Richmond, na Virgínia. Após considerar mais de 100 locais ao redor do mundo, a CFS escolheu um terreno de 40,5 hectares no condado de Chesterfield para sediar o projeto ARC, que significa "Acessível, Robusto e Compacto". O objetivo é gerar 400 megawatts de energia limpa contínua até o início da década de 2030.

A fusão nuclear é um processo que combina núcleos atômicos, liberando grandes quantidades de energia, semelhante ao que acontece no sol. Diferente da fissão nuclear, que divide átomos e gera resíduos perigosos, a fusão utiliza isótopos de hidrogênio e produz hélio, um subproduto inofensivo. Esse processo é visto como uma fonte de energia limpa e praticamente ilimitada.

O projeto ARC usará novos ímãs supercondutores para manter o plasma superaquecido dentro de um recipiente especial chamado tokamak. A meta é alcançar uma produção contínua de eletricidade, semelhante a uma usina convencional. Mesmo sendo mais segura que a fissão, a fusão ainda enfrenta desafios, como o desgaste dos materiais do reator pelos nêutrons de alta energia e a contenção do plasma superaquecido.

A energia de fusão oferece uma solução limpa e abundante. Um grama de combustível de fusão pode gerar tanta energia quanto 10 toneladas de carvão. Se a CFS conseguir cumprir suas promessas, a energia ilimitada e sustentável pode se tornar uma realidade, ajudando a construir um futuro mais sustentável para o planeta.

*Fonte: Olhar Digital



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.