Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
01/07/2025 17h30min - Economia
6h atrás

Pix tem novas regras para evitar fraudes a partir desta terça (1°); veja mudanças


Foto: Bruno Peres/Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



O Banco Central passou a exigir a partir desta terça-feira (1°) que bancos verifiquem previamente informações vinculadas às chaves Pix com a Receita Federal. Segundo o órgão, a ação tem como objetivo evitar fraudes e cadastros irregulares

Com a nova regra, todos os bancos e instituições de pagamento devem conferir se o nome vinculado à chave Pix é idêntico ao que consta no CPF ou CNPJ na Receita Federal, antes de registrar ou alterar a chave.

A determinação está na Resolução BCB nº 457/2025. A medida exige que a validação passe a ser etapa prévia e obrigatória em processos de registro, alteração, portabilidade ou reivindicação de posse das chaves Pix.

A mudança, de acordo com o Banco Central, visa coibir o uso de CPFs de pessoas falecidas, dados de terceiros sem autorização ou CNPJs de empresas encerradas para movimentações financeiras ilícitas.

Entenda o que muda

A partir desta terça, uma chave Pix só poderá ser criada ou alterada caso o nome informado seja idêntico ao que está registrado na Receita Federal.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.