Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
04/04/2025 10h30min - Economia
3 meses atrás

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central


Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Campo Grande News



O Banco Central (BC) anunciou novas funcionalidades para o sistema de transferências instantâneas Pix, com datas previstas para lançamento nos próximos meses e anos. O Pix parcelado, programado para setembro deste ano, permitirá que os pagadores dividam o valor das transações em parcelas. Similar ao crédito parcelado com juros no cartão, essa inovação garante que o recebedor obtenha o valor total imediatamente, enquanto o pagador pode optar pelo pagamento em parcelas, com juros adicionais. A funcionalidade deverá facilitar compras de maior valor, ampliando o uso do Pix no varejo.

Outra novidade, o Pix em garantia, será lançado apenas em 2026 devido à complexidade da infraestrutura necessária. Voltado para empresas, essa modalidade permitirá que os empreendedores ofereçam recebíveis futuros do Pix como garantia para operações de crédito. Ao disponibilizar essa garantia, as instituições financeiras podem reduzir os juros de empréstimos para pessoas jurídicas, beneficiando especialmente empresas que utilizam intensamente o Pix como ferramenta de pagamento.

O autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que será implementado em 1º de outubro deste ano, modernizará o processo de contestação de transações em casos de fraudes ou erros operacionais. A nova funcionalidade permitirá que os usuários façam solicitações de devolução de forma totalmente digital, diretamente nos aplicativos dos bancos, eliminando a necessidade de atendimento presencial ou via central. Além disso, os usuários poderão acompanhar o status e o andamento das solicitações, agilizando a recuperação de recursos e aumentando as chances de bloqueio de valores transferidos indevidamente.

Por fim, uma medida já implementada desde o início de abril busca combater o golpe do falso comprovante. Agora, os comprovantes de agendamento de Pix são visualmente diferentes dos comprovantes de transações concluídas. Essa mudança visa facilitar a identificação, pelos recebedores, de que a transação foi efetivamente concluída, evitando situações em que pagadores mal-intencionados apresentam comprovantes falsos. Segundo o BC, a obrigatoriedade dessa diferenciação deve aumentar a segurança para comerciantes e usuários.

*Fonte: Agência Brasil



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.